UNIVERSO DIDÁTICO

A Operação Paukenschlag (Operação Drumbeat) foi um ataque surpresa à costa leste dos Estados Unidos por submarinos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. A operação fazia parte da Segunda Batalha do Atlântico, e os comandantes de submarinos alemães a apelidaram de "Temporada de Caça Americana". Entre janeiro e agosto de 1942, a marinha alemã afundou 609 navios, totalizando 3,1 milhões de toneladas, incluindo 400 petroleiros que transportavam petróleo. Os alemães perderam 22 submarinos nesse período, que os tripulantes dos U-Boats chamaram de "época feliz" ou "período áureo". Após o ataque a Pearl Harbor, Adolf Hitler declarou guerra aos Estados Unidos e suspendeu as restrições que proibiam os submarinos alemães de atacar navios americanos. Karl Dönitz planejou um ataque relâmpago à costa leste dos Estados Unidos. Ele queria atacar com 12 submarinos Tipo IX, mas foi forçado a reduzir esse número para cinco: U-66, U-109, U-123, U-125 e U-130. O U-125 foi o primeiro a zarpar, seguido pelo U-123 (comandado por Reinhard Hardegen) e pelo U-66. Os dois últimos, U-130 e U-109, partiram no dia 27. Os U-Boats receberam ordens para não atacar ninguém em sua rota, a menos que encontrassem um navio de guerra. Todos os U-Boats deveriam iniciar seus ataques simultaneamente. No entanto, o U-123 afundou o primeiro navio no dia 11, o SS Cyclops, e o U-130 torpedeou dois navios nos dois dias seguintes. Em seguida, afundaram em média um navio por dia, navegando para o sul até o Cabo Hatteras, na Carolina do Norte. A primeira ofensiva terminou em agosto e os U-Boats retornaram ao seu porto de origem. Eles afundaram 25 navios, totalizando 156.939 toneladas. O Kapitänleutnant Reinhard Hardegen do U-123 torpedeou nove navios, totalizando 53.173 toneladas. Reinhard Hardegen (1913-2018) Reinhard Hardegen iniciou sua carreira naval em abril de 1933. Após dois anos e meio, foi transferido para o Marineflieger (Força Aérea Naval) da Kriegsmarine e treinado como observador de aeronaves e, posteriormente, como piloto. Após um acidente, ele foi transferido para a força U-boat em novembro de 1939. Hardegen recebeu sua primeira experiência operacional no U-124, sob o comando de Kptlt. Schulz. Em dezembro de 1940, tornou-se comandante do U-147. Em março de 1941, afundou o navio a vapor norueguês Augvald. Em 16 de maio de 1941, assumiu o comando do U-123. Em seu primeiro patrulhamento, no verão de 1941, em águas da África Ocidental, Hardegen afundou cinco navios, totalizando 21.507 toneladas. Em outubro de 1941, torpedeou o cruzador auxiliar britânico HMS Aurania. Em dezembro de 1941, a Alemanha declarou guerra aos Estados Unidos e iniciou sua campanha de U-boats, chamada Operação Drumbeat. Hardegen recebeu o comando do U-123 e, em 12 de janeiro de 1942, seu submarino afundou o cargueiro britânico Cyclops perto da Nova Escócia. Em dois patrulhamentos ao longo da Costa Leste, Hardegen afundou cerca de duas dúzias de navios mercantes, parte de uma campanha militar alemã para interromper a cadeia de abastecimento entre os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. Adolf Hitler concedeu-lhe a mais alta honraria militar do país. Hardegen morreu em 9 de junho de 2018, aos 105 anos

 

Günther Prien, conhecido como o "Touro de Scapa Flow", foi um proeminente comandante de submarino da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Nascido em 16 de janeiro de 1908, em Osterfeld, ele ingressou na Marinha alemã em 1931 após servir como marinheiro em navios mercantes. Prien rapidamente ascendeu na hierarquia militar e, ao início da guerra, já era capitão-tenente no comando do U-47. Sua fama se consolidou em 14 de outubro de 1939, quando liderou um audacioso ataque à baía de Scapa Flow, uma das bases navais mais protegidas da Grã-Bretanha. Nesse ataque, ele afundou o encouraçado britânico HMS Royal Oak, um feito que lhe rendeu a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, uma das mais altas condecorações militares da Alemanha. Durante sua carreira, Prien foi responsável pelo afundamento de 31 navios aliados, totalizando cerca de 200.000 toneladas. Prien continuou a ser uma figura emblemática entre os submarinistas alemães até sua morte em 7 de março de 1941, quando seu submarino foi atacado e afundado por um contratorpedeiro britânico próximo à Islândia. Sua morte foi mantida em segredo por algum tempo devido à sua popularidade e importância estratégica. A vida e os feitos de Günther Prien não apenas destacam as táticas navais da época, mas também refletem a complexidade e a brutalidade da guerra no mar durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Neste vídeo, vamos explorar a fascinante vida de Otto Kretschmer, o mais bem-sucedido comandante de submarino da Segunda Guerra Mundial. Nascido em 1 de maio de 1912, em Heidau, Silésia, Kretschmer ingressou na Marinha Alemã antes dos 18 anos e rapidamente se destacou como um dos principais estrategistas submarinos da Kriegsmarine. Durante a guerra, Kretschmer comandou os submarinos U-35, U-23 e U-99, afundando 44 navios, incluindo um navio de guerra, totalizando mais de 274.000 toneladas. Sua habilidade em usar a tática de "silent running" e sua relutância em transmitir mensagens de rádio lhe renderam o apelido de "Silent Otto". Capturado em março de 1941, Kretschmer passou seis anos em cativeiro, sendo libertado em 1947. Após a guerra, ele serviu na Marinha Federal Alemã, onde alcançou o posto de Flottillenadmiral antes de se aposentar em 1970. O vídeo também aborda sua vida pessoal, incluindo seu casamento e sua morte trágica em 1998, durante uma viagem de barco no Danúbio. Com uma carreira marcada por bravura e estratégia, Otto Kretschmer permanece como uma figura icônica na história naval da Segunda Guerra Mundial.

 

Embarque em uma emocionante jornada pelos mares da Segunda Guerra Mundial a bordo do U-43, um submarino alemão conhecido por suas missões ousadas e sua tripulação implacável. Depois de muitas vitórias, o U-43 encontrou seu fim nas aguas do Atlântico.

Ordenado21 de novembro de 1936
Deitado15 de agosto de 1938 AG Weser, Bremen (obra 948)Lançado23 de maio de 1939
Comissionado26 de agosto de 1939Capitão Wilhelm AmbrosiusComandantes26 de agosto de 1939-20 de outubro de 1940  Kptlt. Wilhelm Ambrosius ( Cruz Alemã em Ouro )21 de outubro de 1940-11 de abril de 1942  Kptlt. Wolfgang Lüth ( Cruz de Cavaleiro )19 de março de 1942-30 de julho de 1943  Oblt. Hans-Joachim SchwantkeCarreira
14 patrulhas26 de agosto de 1939-31 de outubro de 1939  6. Flottille (treinamento)
1 de novembro de 1939-31 de dezembro de 1939  6. Flottille (serviço ativo)
1 de janeiro de 1940-30 de julho de 1943  2. Flottille (serviço ativo)Sucessos21 navios afundados, tonelagem total de 117.036 GRT
1 navio danificado, tonelagem total de 10.350 GRT
1 navio com perda total, tonelagem total de 9.131 GRTDestino

Afundado em 30 de julho de 1943 no Atlântico Norte, a sudoeste dos Açores, na posição 34.57N, 35.11W, por um torpedo Fido de uma aeronave Avenger (VC-29 USN/T-13), auxiliada por uma aeronave Wildcat (VC-29 USN/F-2), do porta-aviões de escolta norte-americano USS Santee . 55 mortos (todos os tripulantes.

 

Operações Wolfpack

 

O U-43 operou com os seguintes Wolfpacks durante sua carreira:
   Rösing (12 de junho de 1940 - 15 de junho de 1940)
   West (17 de maio de 1941 - 16 de junho de 1941)
   Kurfürst (16 de junho de 1941 - 20 de junho de 1941)
   Grönland (10 de agosto de 1941 - 27 de agosto de 1941)
   Markgraf (27 de agosto 1941 - 12 de setembro de 1941)
   Steuben (14 de novembro de 1941 - 2 de dezembro de 1941)
   Wolf (13 de julho de 1942 - 30 de julho de 1942)
   Pirat (31 de julho de 1942 - 3 de agosto de 1942)
   Rochen (27 de janeiro de 1943 - 28 de fevereiro de 1943)
   Tümmler (1 de março de 1943 - 19 de março (1943)

 

 

Ataques a este barco e outros eventos

 

16 de novembro de 1939
Após afundar o navio mercante britânico Arlington Court do comboio SL 7 , escoltas lançaram cargas de profundidade no barco por 20 horas, causando danos severos ( o U-41 também foi caçado ao mesmo tempo). (Fontes: Blair, vol 1, página 119)

22 de novembro de 1939
Após seu ataque bem-sucedido ao comboio francês 14 BS , as escoltas lançaram 23 cargas de profundidade no U-43. Nenhum dano. (Fontes: Ritschel)

8 dez 1939
O barco foi atacado por uma aeronave às 09h31, sofrendo danos severos. Este foi o terceiro ataque durante esta patrulha. O U-43 chegou à base em Wilhelmshaven 6 dias depois. (Fontes: KTB)

22 de abril de 1940
O U-43 foi bombardeado por dois bombardeiros Hudson no Mar do Norte, sofrendo pequenos danos.

28 de maio de 1940
a SO de Lands End, Cornwall: O barco errou o navio mercante a vapor britânico Alca com um torpedo e então abriu fogo com o canhão do convés. O navio a vapor retornou o fogo, mas nenhum dos lados acertou e o barco logo interrompeu o ataque. (Fontes: Ritschel)

30 de novembro de 1941
Após afundar dois navios mercantes britânicos do comboio OS 12 , o barco foi afundado e submetido a cargas de profundidade por várias horas, mas conseguiu escapar ileso. (Fontes: Blair, vol 1, página 409)

19 de julho de 1943
21h25, Golfo da Biscaia , partida: U-43 e U-403 foram atacados pelo Liberator Mk.V BZ772 britânico (RAF Sqdn 86/J, piloto F/L W. Roxburgh, DFC). O U-403 imediatamente começou a mergulhar, coberto pelo U-43, que lutou contra um primeiro ataque e então mergulhou também. A aeronave sofreu alguns danos e um dos tripulantes ficou ferido, mas o piloto, mesmo assim, lançou dois torpedos teleguiados Fido na água e observou um possível impacto. Ambos os barcos saíram ilesos e, aparentemente, interpretaram mal os sons de detonação como uma aeronave em queda. Os alemães alegaram ter abatido a aeronave, mas ela de fato retornou à base. (Fontes: Franks/Zimmerman)

7 ataques registrados neste barco.

 

Notas gerais sobre este barco

 

4 de fevereiro de 1941. O barco inundou através de uma válvula aberta e afundou enquanto estava atracado em Lorient , ficando posteriormente fora de ação por três meses.

 

HOMENS PERDIDOS NESTE BARCO

 

31 de março de 1940
U-43 perdeu um homem ao mar no Atlântico. [I WO Oberleutnant zur See Hans-Wilhelm Behrens]

  Relacionado: Para mais informações sobre essas perdas, veja - Homens perdidos em U-boats -

 

FONTE:

 

uboat.net

 

 

Neste vídeo, exploramos a história do submarino alemão U-507. Comandado pelo capitão Harro Schacht, o U-507 foi enviado ao litoral brasileiro em agosto de 1942, onde afundou seis navios mercantes brasileiros em apenas três dias, resultando na morte de mais de 600 pessoas. Esses ataques brutais foram um divisor de águas, levando o Brasil a declarar guerra à Alemanha e se juntar aos Aliados. Além de detalhar os ataques devastadores do U-507, o vídeo também aborda seu próprio destino trágico. Em janeiro de 1943, o submarino foi afundado por um avião Consolidated PBY Catalina da Marinha dos EUA, a noroeste da Base Aérea de Natal, no litoral entre o Piauí e o Ceará. Nenhum membro da tripulação sobreviveu. Acompanhe a história dramática do U-507, desde suas operações destrutivas até seu fim abrupto, e descubra como esses eventos mudaram o curso da história brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

Transcrição


A captura do U-110 foi um dos episódios mais importantes da guerra submarina na Segunda Guerra Mundial. Em 9 de maio de 1941, o submarino alemão, comandado pelo Kapitänleutnant Fritz-Julius Lemp, foi atacado por navios britânicos, incluindo o HMS Bulldog, HMS Broadway e HMS Aubrietia. Durante a batalha, o U-110 emergiu e sua tripulação tentou abandonar o navio antes de afundá-lo, mas a rápida ação dos britânicos impediu a destruição do submarino. O maior prêmio da captura foi a obtenção de uma máquina Enigma e documentos de codificação, permitindo que os Aliados decifrassem comunicações navais alemãs. Esse evento foi um dos fatores que contribuíram para o sucesso da guerra anti-submarina no Atlântico.

 

No final da Segunda Guerra Mundial, o submarino alemão U-977 protagonizou uma das histórias mais misteriosas do conflito. Com a Alemanha derrotada e o Terceiro Reich em colapso, muitos comandantes de U-boats enfrentaram um dilema: render-se aos Aliados ou tentar escapar. O comandante Heinz Schäffer escolheu a segunda opção. Em 2 de maio de 1945, o U-977 deixou o porto de Kiel, no norte da Alemanha, com destino incerto. Parte da tripulação desembarcou na Noruega, mas Schäffer e os restantes seguiram viagem. Para evitar detecção, o submarino navegou submerso por impressionantes 66 dias, um recorde para a época, usando o snorkel para captar ar sem precisar emergir. Ao chegar à costa africana, o U-977 emergiu para reabastecer e seguir viagem pelo Atlântico Sul. Em 17 de agosto de 1945, mais de três meses após sua partida, o submarino chegou a Mar del Plata, na Argentina, onde sua tripulação se rendeu às autoridades locais. A fuga do U-977 gerou diversas teorias da conspiração, incluindo a possibilidade de que teria transportado nazistas de alto escalão para a América do Sul. No entanto, investigações posteriores não encontraram evidências de tais atividades. Ainda assim, a ousada jornada do submarino permanece como um dos episódios mais enigmáticos do pós-guerra.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o U-505 tornou-se um dos submarinos alemães mais famosos, não porque afundou — e sim pelo modo como foi capturado. Perseguido incansavelmente pelos Aliados, este U-boat parecia destinado ao fundo do mar, até que um ousado ataque da Marinha dos EUA o transformou no primeiro submarino inimigo capturado em alto-mar desde o século XIX. Envolto em mistério e estratégias secretas, o U-505 tornou-se um verdadeiro fantasma dos oceanos.

CORREÇÃO:

A MÁQUINA ENIGMA NÃO FOI CAPTURADA PELO U-505, E SIM PELO U-110. CONFIRA O TEXTO ABAIXO:

Em 9 de maio de 1941, os submarinos alemães U110 e U201 estavam atacando um comboio britânico no Atlântico ao sul da Islândia. O U110 foi forçado a emergir após uma mudança de profundidade e foi abandonado por sua tripulação, que pensou que o submarino estava afundando. Um grupo de embarque do HMS Bulldog embarcou no submarino e carregou seus livros de código, cifras e uma máquina enigma naval. A máquina enigma e os documentos permitiram que Alan Turing e seus decifradores em Bletchley Park quebrassem o código naval da máquina enigma alemã, uma descoberta de inteligência que mudou o curso da guerra no Atlântico. Endereço para compra de ingressos no Griffin Museum of Science and Industry em Chicago e visitar o U-505:

 

Griffin Museum of Science and Industry

 

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